Setembro 2025 | Ignitronic conquista 2.º lugar no Poliempreende Nacional
A IPStartUp voltou a marcar presença no pódio do Poliempreende Nacional. O projeto Ignitronic, desenvolvido pelos irmãos Francisco e Tomás Cerveira, conquistou o 2.º lugar na 21.ª edição da competição, que reuniu, entre 1 e 5 de setembro, na Universidade de Aveiro, 20 instituições de Ensino Superior Politécnico.
O projeto, incubado na IPStartUp, coloca a Inteligência Artificial ao serviço da prevenção e combate aos incêndios florestais, através de um sistema inovador que atua em três frentes: prevenção, predição e resposta.
“Mais do que combater incêndios, queremos que num futuro próximo já não se percam vidas para as chamas”, destaca Francisco Cerveira, diplomado em Gestão de Sistemas de Informação pela ESCE/Politécnico de Setúbal.
A conquista do 2.º lugar, com um prémio de 5 000 euros patrocinado pelo Santander, representa “a concretização de todo o trabalho feito até aqui” e um estímulo adicional para o futuro — captar investimento e avançar com candidaturas a fundos europeus.
Os irmãos Cerveira reconhecem o papel decisivo do Politécnico de Setúbal e da IPStartUp no desenvolvimento do projeto:
“Este apoio foi determinante para transformar a Ignitronic de uma simples visão em algo concreto. Todo este ecossistema proporcionou-nos orientação, mentoria e o espaço para validar a ideia junto de especialistas.”
O Poliempreende é a maior rede de promoção do empreendedorismo no Ensino Superior Politécnico português, distinguindo anualmente as melhores ideias e planos de negócio. O Politécnico de Setúbal soma já três primeiros lugares (2010, 2017 e 2021) e dois terceiros lugares (2013 e 2018).
Consulta aqui a notícia completa publicada pelo Politécnico de Setúbal.
