FAQ's
Qualquer diplomado, estudante, trabalhador docente ou não docente do IPS pode candidatar-se à IPStartUp, individualmente ou em equipas, apresentando um projeto cujo mérito para apoio será avaliado.
Empreendedores estrangeiros oriundos de países fora do Espaço Schengen podem candidatar-se à IPStartUp através do programa Startup Visa. A candidatura pressupõe a apresentação de um projeto que será avaliado de forma geral na fase de demonstração de interesse. Consulta aqui mais informação sobre este programa.
Empreendedores que procurem uma incubadora no âmbito do programa Startup Voucher podem candidatar-se, devendo contactar a IPStartUp após terem a candidatura aprovada pelo IAPMEI. Consulta aqui mais informação sobre este programa.
Também se podem candidatar outros empreendedores que tenham projetos de empreendedorismo alinhados com a missão do Politécnico de Setúbal, no que respeita à promoção do desenvolvimento regional, bem como de áreas com impacto social.
Candidaturas regulares: o primeiro contacto com a IPStartUp passa pelo trabalho que é feito nas Sessões de Dinamização e no Espaço IPStartUp – consulta as disponibilidades do Espaço IPStartUp aqui e agenda uma reunião. Após esse primeiro contacto, são inseridos naquela que é a Jornada Empreendedora, no sentido de desenvolver as tuas ideias e projetos de negócio. Qualquer dúvida, poderás contactar-nos através do email ipstartupnull@ips.pt
Candidaturas ao abrigo do programa Startup Visa: a candidatura deverá ser formalizada através da plataforma do IAPMEI, onde o empreendedor deverá selecionar a IPStartUp como incubadora para o acompanhamento do projeto. Após a seleção, a IPStartUp irá proceder à análise do projeto e, em função do cumprimento dos requisitos de elegibilidade do projeto e da capacidade atual da incubadora para o acolher, será ou não manifestado o interesse por parte da IPStartUp na plataforma do IAPMEI. Em simultâneo, o empreendedor é informado por e-mail sobre a decisão e os eventuais procedimentos a seguir.
Caso seja concedida a autorização por parte do IAPMEI/SEF e os empreendedores escolham a IPStartUp, será efetuada uma nova análise, mais detalhada e com entrevista obrigatória.
Candidaturas ao abrigo do programa Startup Voucher: a candidatura deverá ser formalizada através da plataforma do IAPMEI, onde o empreendedor deverá selecionar a IPStartUp como incubadora para o acompanhamento do projeto, após aprovação do mesmo por parte do IAPMEI. A IPStartUp irá proceder à análise do projeto, de forma detalhada e com entrevista obrigatória. Em função da capacidade atual da incubadora para o acolher, será ou não manifestado o interesse por parte da IPStartUp na plataforma do IAPMEI. Face aos prazos muito curtos deste programa, aconselha-se que o contacto com a IPStartUp seja feito o mais breve possível para o email ipstartupnull@ips.pt
Sabemos que o mais difícil é dar os primeiros passos na implementação de um projeto e que o primeiro ano é o mais crítico e com probabilidades de insucesso muito elevadas.
A IPStartUp apoia os empreendedores a estruturar o projeto na fase inicial de implementação. Este apoio é efetuado através da realização de tutorias permanentes personalizadas e o acesso a mentores especializados em diferentes áreas do conhecimento.
A rede de parceiros da IPStartUp pode ajudar os empreendedores a aceder com maior facilidade a recursos tais como instrumentos específicos de financiamento, apoio para o desenvolvimento do marketing, apoio na constituição legal da empresa, apoio na gestão da propriedade intelectual, apoio na organização contabilística e fiscal, entre outros.
Adicionalmente, pertencer à IPStartUp é pertencer a uma comunidade de pessoas criativas e dispostas a partilhar experiências e conhecimentos, cujas sinergias enriquecem todos os envolvidos. Para além deste trabalho, é desenvolvido, semanalmente, uma pesquisa de concursos e oportunidades de financiamento para empreendedores da comunidade académica.
No campus de Setúbal estão disponíveis 3 salas de incubação em coworking (10 espaços de trabalho) e no campus do Barreiro estão disponíveis 3 salas de incubação (9 espaços de trabalho). De acordo com as necessidades dos projetos, podem usufruir de outras valências (p.ex. salas, auditórios e laboratórios) existentes nas várias escolas do IPS, mediante solicitação e disponibilidade.
Não sendo objetivo da IPStartUp a disponibilização de espaços físicos para além do estritamente necessário, existem protocolos celebrados com entidades parceiras que gerem espaços empresariais/industriais.
Sim. Para a maioria dos projetos o limite máximo é de 2 anos. No entanto, essa duração poderá ser ajustada a cada ideia de negócio.
No caso dos projetos incubados ao abrigo dos programas Startup Voucher e Startup Visa, o período de incubação indicativo é de 12 meses, podendo o contrato de incubação ser ou não renovado por acordo entre as partes.
A IPStartUp atua em diversas vertentes, tais como a pré-incubação, incubação e desenvolvimento empresarial.
A pré-incubação é feita maioritariamente através do programa ALPHA e do programa BETA, no qual as ideias nos são apresentadas. Após esse primeiro contacto, são inseridos na Jornada Empreendedora, onde vão desenvolvendo os seus projetos e ideias de negócio através de tutorias mensais com mentores especializados em diferentes áreas, para os preparar a fim de integrarem o Poliempreende ou de continuarem a desenvolver os seus projetos para concorrer a financiamento.
Numa fase posterior, em que as ideias e projetos já estejam consolidados e prontos a serem trabalhados em conjunto com a incubadora, dão início à fase de incubação. Ao longo do tempo, os empreendedores vão sendo expostos a outras fontes de recursos tais como mentores, parceiros, oportunidades de financiamento e formações conforme necessidades identificadas e as oportunidades.
Sim. Para a maioria dos projetos incubados aplicam-se as taxas de utilização da incubadora - consulte as taxas aqui.
Para os projetos acolhidos ao abrigo do programa Startup Visa, o valor da prestação dos serviços de incubação é negociado com cada equipa e pode variar em função das necessidades específicas de cada equipa de empreendedores. Assim, no momento em que os empreendedores manifestam interesse na IPStartUp é apresentado um orçamento personalizado.
O Poliempreende é um concurso de ideias e planos de negócios de vocação empresarial, que visa promover a cultura empreendedora e fomentar a criação de empresas baseadas no conhecimento e que é promovido pela rede Politécnica Nacional. O concurso realiza-se em duas fases (regional e nacional), decorrendo a fase regional em cada uma das instituições participantes. Embora possam existir participantes externos à comunidade académica, todas as equipas têm de incluir obrigatoriamente estudantes ou diplomados da instituição. Os vencedores de cada fase regional irão concorrer a nível nacional. Para mais informações sobre o concurso, consulte a página do Poliempreende.
Sendo o Poliempreende um concurso que visa promover a cultura empreendedora e fomentar a criação de empresas baseadas no conhecimento que é promovido pela rede Politécnica Nacional, cabe à incubadora a realização de um programa de capacitação para o empreendedorismo que visa preparar os empreendedores para a estruturação do plano de negócios e do plano financeiro. Esse trabalho é feito em articulação com aquela que é a Jornada Empreendedora da IPStartUp trabalhando para o desenvolvimento dos projetos e ideias de negócio, que serão apresentados ao júri regional.
Esse programa de capacitação culmina com a fase regional e, posteriormente, com a fase nacional do concurso Poliempreende. Após esse contacto, os projetos e ideias trabalhados para o concurso, podem continuar a ser acompanhados através da mentoria mensal e da integração no Programa BETA da IPStartUp.