Setembro 2020 | Projeto KABADA por Luísa Carvalho [Artigo de Opinião]

Em todo o mundo, a maioria das grandes empresas nascem como startups. Porém as startups que crescem e se globalizam são uma minoria, ainda que devido ao seu desempenho inovador, essas startups estejam avaliadas em biliões de euros nas bolsas de valores. Esses casos de sucesso podem ser replicados e permitir que outras startups superem algumas dificuldades principalmente nos primeiros anos de vida.  

Nessa perspetiva, é cada vez mais necessário que se criem metodologias e ferramentas que capacitem as startups a pensar e a modelar adequadamente os seus negócios.  

Um estudo publicado pela PwC European (2018) com base num inquérito efetuado a startups adianta algumas perceções sobre o ecossistema empresarial europeu, que permitem um diagnóstico interessante. Em resumo é possível destacar alguns factos:  

- Os desafios para o desenvolvimento futuro da empresa, estão principalmente relacionados com a aquisição e venda de clientes (23,3%);  

- As ameaças para o desenvolvimento futuro da empresa, são essencialmente a concorrência (19,6%) e as mudanças rápidas nas condições de mercado (13,3%)  

- A motivação para iniciar o próprio negócio está relacionada ao seguir um interesse / paixão (16,7%)  

- As fontes de financiamento da empresa são predominantemente autofinanciadas (66,5%).  

Neste contexto, projetos como o KABADA (Knowledge Alliance of Business idea Assessment: Digital Approach) permitem disponibilizar às startups novas ferramentas de apoio e avaliação da ideia de negócio.   

O projeto KABADA, cofinanciado pelo programa ERASMUS+ em 2019 e do qual o IPS faz parte, irá ser desenvolvido até 2022 e tem como objetivo final a criação de uma ferramenta digital para avaliação de ideias de negócios de novos empreendedores. Para além de avaliar a ideia de negócio, dará também sugestões para melhorias e próximas etapas.  

Esta ferramenta ajudará estudantes, investigadores e docentes, a compreender os pontos fortes e fracos da ideia de negócio potencial antes de iniciar um negócio.  O principal objetivo é diminuir a taxa de insucesso na implementação inicial dos negócios e aumentar o número de empreendedores de sucesso.  

Como sabemos, “começar a caminhar” pode ser um grande desafio!