Novembro 2020 | Entrevista H&T

Este mês fomos falar com a Inês Lopes e com a Sara Galveias, promotoras da H&T e que, com o apoio da IPStartUp esperam levar para o mercado um conjunto de serviços diferenciadores.

A H&T (Health & Tourism Agency) é um projeto que pretende intervir na área do turismo de saúde, em específico no turismo médico. Um dos seus objetivos é aliar a prestação dos melhores cuidados de saúde em Portugal com o turismo de lazer. Através de uma plataforma inovadora, tencionam oferecer aos clientes um serviço personalizável – que engloba voo, estadia, tratamento, atividades, acompanhamento, entre outros – conforme as necessidades e preferências dos mesmos, permitindo que estes, para além do tratamento, usufruam o que de melhor Portugal tem para oferecer.

IPStartUp - Como surgiu a ideia de negócio?

Inês - A ideia de negócio surgiu durante uma conversa entre mim, a minha irmã que na altura frequentava o doutoramento em Tourism Management, e ainda um familiar nosso que é profissional de saúde, onde discutimos a falta de investimento no turismo médico em Portugal. Surgiu então esta ideia de negócio e ao longo do tempo foram feitas pesquisas sobre o mercado. Posteriormente entrámos no concurso Poliempreende e agora encontramo-nos na incubadora do IPS.

IPStartUp  - Quando e porquê decidiram participar no Poliempreende?

Sara - No dia 4 de abril deste ano, eu, sendo estudante no mestrado de Gestão Estratégica de Recursos Humanos da ESCE-IPS, assisti ao workshop “Gestão de Projetos: Uma perspetiva a 360º” realizado no âmbito da UC de Gestão de Projetos, lecionada pela professora Luísa Carvalho. Nesse workshop, assisti à apresentação de Sandra Pinto, dedicada ao tema “Como o IPS pode ajudar quando o projeto é criar uma empresa”, e foi aí que fiquei a conhecer tanto a IPStartUp como o concurso Poliempreende. Assim, em conversa com a Inês, referi o concurso e decidimos participar de forma a alavancar esta ideia de negócio, sendo que ficámos em 2º lugar a nível regional.

IPStartUp - Qual foi a importância de participarem no Poliempreende para o desenvolvimento do projeto?

Inês e Sara - O Poliempreende permitiu-nos adquirir conhecimentos que colocámos em prática no nosso projeto. O acompanhamento por parte da nossa mentora Sandra Pinto foi indispensável para alcançarmos não só o 2º lugar como também para o desenvolvimento do projeto em si. É ainda de referir que o concurso permitiu-nos receber vários feedbacks, tanto dos jurados como dos restantes participantes, o que foi uma mais-valia para nós.

IPStartUp - Agora que já estão incubadas na IPStartUp – quais são as expectativas em relação ao futuro?

Inês e SaraConsiderando a situação atual, em que o turismo sofreu uma quebra significativa devido ao Covid-19, é imprescindível repensar o futuro dos negócios. Essencialmente, temos duas grandes expectativas para o futuro: a primeira é que consigamos levar para o mercado um conjunto de serviços diferenciadores, sempre focados nas necessidades e preferências dos nossos clientes, e a segunda é que, tendo em consideração as possíveis adversidades, possamos estar preparadas para o “incerto”.

IPStartUp  - Que mensagem deixam aos estudantes e diplomados do IPS que têm ideias de negócio "na gaveta"?

Inês - Portugal é cada vez mais reconhecido pelos seus incríveis empreendedores e as suas ideias de negócio. Atualmente, são inúmeras as cidades que apostam em programas de incubação – tal como a IPStartUp – programas de aceleração e incentivos, de forma a auxiliar os futuros empreendedores a lançarem as suas ideias, a promoverem a inovação e a aumentar a competitividade local. Com todos estes recursos, o próximo passo a dar é tirar a ideia da gaveta e arriscar… Caso contrário, ela ganha pó!

Sara - Acima de tudo, metam-nas em cima da secretária! Avancem com as ideias, comentem-nas com os vossos amigos e outras pessoas que considerem relevantes; entrem em concursos ou em algo que considerem interessante, ouçam todo o feedback que receberem, filtrem as opiniões e façam uma constante melhoria daquilo que é a vossa ideia de negócio, de modo a sentirem que estão cada vez mais próximos daquilo que considerarem ser o vosso sucesso. Da mesma maneira que o “não” é sempre garantido, o “fracasso” também é. E quem não arrisca, não petisca!