Março 2020 | Empreendedores IPStartUp na final do Santa Casa Challenge

A equipa do projeto GISMA, composta por Vala Rohani da Data Corner, Saeid Azizi, do projeto ARAD e pelo Prof. Cláudio Sapateiro, docente na EST Setúbal, está entre os 10 projetos selecionados na primeira fase do Santa Casa Challenge, após concorrerem com mais de 60 candidaturas validadas.

Esta edição do Santa Casa Challenge desafiou os empreendedores de todo o país a apresentar projetos digitais inovadores que possam promover conhecimento, ações e respostas das comunidades às alterações climáticas.

Os prémios atribuídos aos 3 finalistas incluem 15.000€ (1.º lugar) apoio ao desenvolvimento do projeto (1.º e 2.º lugares) e Alpha Packs para o Web Summit 2020 (3 finalistas).

 

O que é o GISMA e como funciona?

O GISMA é, de acordo com os seus promotores, uma solução de Big Data que analisa o conteúdo dos canais de mídia social relacionados com o ODS 11 – tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, para fornecer informações relevantes que permitam aos decisores a adotar ações concretas para combater as alterações climáticas e os seus impactos (alinhado com o ODS 13).

A arquitetura do sistema GISMA inclui um mecanismo de análise academicamente comprovado, reconhecido e já testado noutros domínios, que utiliza uma série de algoritmos de Machine Learning e Data Analytics para analisar o conteúdo de mídia social recolhido. Este mecanismo de análise permite, entre outras soluções, apresentar gráficos de análise de sentimentos e emoções, estruturação de tópicos e deteção de redes de influencers.

 

Como pode o GISMA ajudar a combater as alterações climáticas a nível global?

O pipeline do GISMA começa com a recolha e seleção de dados que circulam nos canais de mídia social e, em seguida, armazena-os num cluster de Big Data designado. Após reunidos os dados, estes são automaticamente analisados pelo mecanismo “Social Media Analytics” da Data Corner, compatível com vários algoritmos de Machine Learning. No final, os decisores ficam com uma solução “chave-na-mão” na medida em que a partir de simples painéis de controlo (Dashboards) poderão ter acesso a informação crítica para a tomada de decisão.

O objetivo final deste projeto é utilizar o poder das comunidades online e dos canais de mídia social para ajudar a tomar decisões estratégicas, de forma mais rápida e eficaz e com impacto na mitigação das alterações climáticas.

Como prova do impacto social que este projeto pode ter, foi desenvolvido um MVP (produto mínimo viável) que reuniu e analisou, nos primeiros quinze dias consecutivos de janeiro de 2020, mais de 40.000 registros do twitter no domínio #ClimateChange.

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