Julho 2022 | O Hotel da Vila já tem estadia garantida na 18ª Edição do Poliempreende

A Final Regional da 18º Edição do Poliempreende ocorreu no passado dia 13 de julho de 2022, na Sala de Atos do Edifício de Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Setúbal e a IPStartUp teve o privilégio de acompanhar, ao detalhe, o evento realizado.

Damos os parabéns ao projeto que venceu a Final Regional, da participante Beatriz Afonso Lopes, estudante do Mestrado em Gestão em Hotelaria de Saúde e Bem-Estar da Escola Superior de Ciências Empresariais do IPS, com um projeto atuando na área hoteleira.

“Hotel da Vila”, nome selecionado pela participante, consiste num conceito inclusivo de hotelaria, situado na Ilha de São Miguel nos Açores, que tende a viabilizar o acesso mútuo a pessoas de todas as faixas etárias, atendendo, com mais detalhe, às necessidades do público sénior ou com problemas de mobilidade reduzida. Habitualmente, num hotel convencional, este tipo de casos não consegue retirar o maior proveito das experiências fornecidas, algo que o projeto da estudante tende a vir colmatar.

Tendo em posse uma proposta vencedora por unanimidade, após algumas considerações e perguntas feitas pelo júri, foi então atribuído o prémio no valor monetário de dois mil euros à candidata, assim como a Gastão Cunha Ferreira atribuiu um prémio no âmbito de registo de marca e também um prémio de consultoria para a construção da marca atribuído pela ComOn. Consequentemente, também foi concedido o acesso à Final Nacional do concurso.

Da sua experiência, a jovem destaca que “o concurso Poliempreende é uma oportunidade única para os jovens que ambicionam ser empreendedores”. De acordo com a estudante, este concurso é bastante benéfico pois possibilita ultrapassar a fase de idealização de um negócio, abrangendo também “o desenvolvimento do produto ou serviço e a realização dos passos que permitem a sua concretização, como a criação do modelo de negócio, protótipo, plano financeiro, entre outros”.

A candidata destaca ainda o acompanhamento feito através de workshops e mentorias, salientado também a dificuldade de conciliar a vida académica com a vida profissional. No entanto, a detentora do projeto vencedor da Final Regional faz um balanço bastante positivo, reforçando que, apesar da exigência que este desafio impõe, trata-se duma experiência enriquecedora que introduz várias competências na área do empreendedorismo, permitindo também “pôr no papel uma ideia e ambição”.

Com a passagem à próxima etapa, a jovem reforça a importância que a final nacional tem, uma vez que irá permitir melhorar o projeto graças ao feedback dado pelos júris e também pelas apresentações feitas pelos restantes concorrentes. Face às expectativas que leva consigo, a estudante está consciente das dificuldades que podem surgir, no entanto, mantém-se ambiciosa e confiante, dando o “máximo para representar o IPS da melhor forma possível”, com a esperança de alcançar resultados vantajosos. Para além disso, com o desenvolver do concurso, manifesta-se ainda mais o desejo da estudante de um dia ver este projeto tornar-se realidade.

Recorda-se que o Poliempreende consiste num concurso de ideias e planos de negócios em que o principal intuito é promover a cultura empreendedora e estimular a criação de novas empresas que tenham como base o conhecimento. Este tipo de projetos surge como um contributo para o desenvolvimento regional e serve principal objetivo do concurso com a incitação ao empreendedorismo, impulsionando também as saídas profissionais interligadas com a criação do próprio emprego. O prémio deste concurso é patrocinado pelo Santander Totta.

Esta edição regional, teve como júri o Dr. Duarte Rodrigues, representante do Banco Santander Totta, o Dr. Eduardo Cruz, representante da Gastão Cunha Ferreira Lda., Rui Gouveia, representante da ComOn Lda, sendo este conjunto presidido pela Vice-Presidente do IPS, Professora Dra. Luísa Cagica Carvalho.