Janeiro 2021 | Entrevista à Ecorbis

Este mês fomos falar com António Pena, fundador e CEO da Ecorbis, que nos contou como tem sido a sua experiência no mercado e a sua adaptação a esta Pandemia.

A Ecorbis é uma empresa com um conjunto de serviços bastante diversificado, desde o projeto até à fiscalização de obra, permitindo atuar em várias direções dentro do mercado da construção civil e do imobiliário, mas também na parte da consultoria que se cruza com a construção, com o mercado habitacional, com as questões da manutenção, da sustentabilidade, da assessoria jurídica e técnica. É uma empresa composta por uma equipa de engenheiros, arquitetos e técnicos de construção que permite satisfazer cada vez mais as necessidades dos seus clientes e de um mercado muito concorrente e que trabalham em rede.  


IPStartUp - Quando falamos da Ecorbis de quem estamos a falar? O que distingue a Ecorbis dos outros players de mercado? 

António - Falamos de uma marca criada em 2017 com uma estratégia bem definida. Sabíamos muito bem o que pretendíamos, mas também que íamos entrar num mercado de grande concorrência. Era importante criar uma marca forte que entrasse no mercado e fosse sendo cada vez mais reconhecida. Criar uma marca neste mercado era ambicioso, necessitava de muita objetividade. Enquanto administrador acreditei sempre neste projeto, sabia que tinha de apostar essencialmente na honestidade, competência, qualidade. Era necessário interagir com os nossos clientes, dar a cara, transmitindo-lhes confiança e segurança. Isto faz-se com muito trabalho e persistência e sempre focado em alcançar o objetivo. O caminho é ir vencendo batalhas e nunca ficar parado numa secretária à espera de milagres.  

O projeto inicial sempre teve a preocupação de ter algo que nos diferenciasse e a interligação de vários serviços era algo que se pretendia que fizesse a diferença. E fez sem dúvida, mas ao longo do tempo temos vindo a aperceber-nos que numa área de mercado como a de serviços a forma como trabalhamos com os nossos clientes, a confiança que lhe possamos transmitir, a forma como os possamos satisfazer poderá ser a grande diferença de outros concorrentes. Apercebemo-nos cada vez mais da necessidade de se trabalhar com conhecimento credível e eficaz. Neste sentido a marca Ecorbis foi uma estratégia bem pensada, que fez e está a fazer a diferença no mercado. Acredito que terá um longo futuro e ainda dará muito que falar pela positiva. 

IPStartUp -Qual foi o impacto desta pandemia neste mercado da construção e do imobiliário? 

António - O mercado da construção civil não parou com a pandemia logo, por arrasto, nós também não. Quanto ao mercado imobiliário, tem vindo a baixar fruto da pandemia mas está tudo muito em aberto, não sabemos o que vai acontecer daqui para a frente. Estamos dependentes de muitos fatores e da forma como o mundo irá dar a volta a esta tragédia. A Ecorbis em 2019 fez um trabalho de credibilização da marca estabelecendo parcerias com vários agentes do mercado e apostamos fortemente na área da consultoria. Não foi um ano fácil para a Ecorbis, porque passou por uma mudança na gerência logo no início do ano, mas todo o trabalho que foi feito, sabíamos que teria um retorno. Era previsível que a marca crescesse em 2020 fruto desse trabalho e assim foi. Se não tivesse existido pandemia teríamos crescido ainda mais, ainda assim, foi o nosso melhor ano. 

IPStartUp - Como tem sido a adaptação da empresa? Quem têm sido os vossos principais aliados nesta jornada? 

António - Estamos focados sempre nos nossos objetivos. Uma empresa acaba por ser um projeto que está sempre em adaptação, contudo é necessário que nunca se perca o objetivo principal. Todos os dias aprendemos algo novo e é necessário termos a sensibilidade e humildade de aceitar isso. Obviamente que entrar num mercado com tanta concorrência não é fácil, mas é necessário não ter medo, enfrentar os problemas quando aparecem e sobretudo confiarmos nas nossas capacidades. 

Fomo-nos adaptando ao mercado e tentando que os nossos clientes também se adaptassem a nós. Pode parecer estranho, mas por vezes esse pode ser um segredo que nos leva ao sucesso e consegue-se exatamente quando conseguimos transmitir a confiança. 

A IPStartUp foi o nosso maior aliado no início do projeto, deu-nos apoio e deu-nos de alguma forma o colo que era necessário inicialmente. Fomos crescendo, voámos e hoje temos um conjunto de parceiros no mercado que muito estimamos e com quem queremos continuar a trabalhar. Temos também uma carteira de clientes que são os nossos aliados mais valiosos, são eles que têm levado o nome da Ecorbis por todo o país e espero que futuramente além-fronteiras.  

IPStartUp - A Ecorbis foi a empresa escolhida para executar o projeto da incubadora onde nasceu– como foi esta experiência? O que é que significou para vocês? 

António - Quando recebemos essa notícia ficámos orgulhosos obviamente, mas foi um misto de sentimentos. Sentimos uma enorme responsabilidade nesta tarefa. Tem um significado muito importante para nós. O IPS é uma instituição que prezamos bastante. O dia em que terminei a licenciatura no IPS foi um dos mais felizes da minha vida. O IPS ensinou-me muito, orgulho-me muito de ter sido esta instituição de formação superior que me acolheu. Tenho trabalhado com imensos colegas de várias faculdades do país e em nenhum momento me senti inferiorizado, pelo contrário. Isso eu agradeço a todos os professores que tive na ESTBarreiro/IPS. Trabalhar agora para um projeto do IPS e ainda mais num edifício que incorpora as futuras instalações da IPStartUp, onde nascemos como empresa, é algo fantástico, pelo que trabalharemos com toda a dedicação para merecermos essa escolha.