Fevereiro 2021 | Projetos vencedores do E-Business Day - Winter Edition

Este ano, os desafios lançados na unidade curricular de E-Business (ESCE) estão relacionados com a economia circular, refletindo a parceria entre esta UC e o projeto + Negócios – Desperdício. O objetivo consistiu no desenvolvimento de uma solução digital para negócios dentro da economia circular e os resultados foram muito interessantes. 

No passado dia 12 fomos falar com as estudantes do 3.º ano de GRH e GRH-PL que venceram o 1.º prémio do E-Business Day- Winter Edition 20/21. Fomos procurar saber a sua opinião sobre este desafio, sobre a experiência e o contributo para o desenvolvimento das suas competências. 

O primeiro projeto vencedor “CompoWarm” – solução para compostagem doméstica associada a uma app de apoio à gestão do processo, foi apresentado pelas estudantes Ana Carolina Silva, Débora Lourenço, Joana Alves e Teresa Dias. Na opinião destas estudantes o desenvolvimento deste projeto foi importante, tendo-lhes permitido desenvolver conhecimentos e competências relacionadas com a promoção da sustentabilidade ambiental e mitigação das alterações climáticas. Além disso, descrevem a experiência como crucial para que pudessem desenvolver a autoconfiança em relação às suas capacidades para desenvolver este tipo de projetos, para o que muito contribuiu o apoio permanente do docente Rui Alves. Confessaram que no início não tinham ideia de vir a desenvolver um projeto de empreendedorismo, mas que com a realização deste trabalho passaram a acreditar que o podiam fazer. Estão agora entusiasmadas em continuar a trabalhar no projeto e na sua implementação real, através de outros apoios disponíveis no IPS, nomeadamente através do concurso Poliempreende, no qual já se encontram a participar. 

O segundo projeto vencedor tem o nome de “Rever” e consiste numa aplicação móvel que permite mapear a deposição e agilizar a recolha e valorização de resíduos verdes. As suas autoras - Patrícia Almeida, Maria do Castelo Leandro e Cátia Guégués, trabalhadoras-estudantes, juntaram as suas experiências e expertise profissional, nas áreas dos serviços de limpeza, da proteção civil e das telecomunicações para dar resposta ao desafio lançado. Após alguns meses de trabalho de equipa, com as naturais iterações e interações necessárias, chegaram a uma solução que gostariam de ver implementada no mercado, reconhecendo que se trata de um projeto baseado em necessidades identificadas e compatível com as tendências ambientais e legais. E neste sentido, sabem que podem continuar a contar com o IPS, nomeadamente com os apoios disponíveis na IPStartUp, para promover a implementação real da sua ideia. 

Esta é, na nossa opinião, mais uma prova do valor acrescentado que este tipo de interações e sinergias que juntam docentes, estudantes e outros atores da nossa comunidade, podem criar ao estimular o empreendedorismo académico com base em problemas reais, identificados na sociedade.  

Que venham os próximos desafios!