Dezembro 2020 | Entrevista ao mentor Filipe Bacalhau

Qual a importância do acompanhamento precoce dos empreendedores, em áreas como a contabilidade, a fiscalidade e o planeamento financeiro? Esta é a questão que nos levou, este mês, a entrevistar o nosso mentor Filipe Bacalhau.

Filipe Bacalhau é Contabilista Certificado na sociedade PBG – Contabilidade e Fiscalidade, Lda., contando com mais de 15 de anos de experiência profissional. Acumula funções como Docente da Escola Superior de Ciências Empresariais, onde leciona as Unidades Curriculares de Contabilidade Analítica I e Simulação Empresarial em ambas as Licenciaturas em Contabilidade e Finanças (Regimes Diurno e Noturno). 


IPStartUp - Qual a importância para as startups do acompanhamento próximo por parte do contabilista? 

Filipe Bacalhau - A fase inicial de qualquer negócio exige a análise de várias questões operacionais e legais muito importantes e que por vezes os empreendedores nesta fase não possuem experiência suficiente para tratar e assimilar tantas informações e tantas novidades. O papel do Contabilista em qualquer fase de uma empresa é fundamental, mas no arranque é de extrema importância, iniciando logo com a fase de “planeamento” da atividade em que a determinação dos custos/rendimentos e a resposta às questões:  quais investimentos a realizar? e que fontes de financiamento são as mais adequadas? Todas estas questões podem tornar-se um verdadeiro “quebra cabeças”, neste âmbito podem as startups contar com o auxílio e experiência do contabilista e a tarefa torna-se muito mais facilitada. As questões fiscais e parafiscais , como por exemplo o enquadramento dos negócios em sede de IVA ou IRC, quais as obrigações perante a Segurança Social e quais os benefícios fiscais que podem ser aplicáveis ao setor/empresa, todas estas questões passam pela consulta e acompanhamento do contabilista e tornam-se fundamentais no desenvolvimento de qualquer atividade. É assim de extrema importância que as start-ups contem com o apoio do Contabilista uma vez que do exercício da profissão fornecemos informação de gestão em tempo útil de forma a suportar as decisões dos empresários. 

IPStartUp - Quais são os principais desafios das startups, no que respeita à gestão contabilística e fiscal? Nesta temática, no que é que os empreendedores não podem substituídos? 

Filipe Bacalhau - Poderia afirmar que são muitos os desafios a enfrentar, mas na minha opinião um dos grandes desafios é a gestão financeira, nomeadamente a tesouraria e principalmente nas micro e pequenas empresas. Com a minha experiência, verifico em grande parte das startups a palavra de ordem é “pagar” e não acompanham do mesmo modo com os recebimentos, este tipo de atitude perante o negócio pode conduzir a défices de tesouraria e consequentemente o recurso a financiamentos, em grande parte remunerados, o que gera custos adicionais a suportar. Outra questão muito importante é a organização interna dos documentos, ou seja, manter em boa ordem a organização da documentação administrativa torna também os negócios mais produtivos e lucrativos. Nos dias de hoje grande parte destes desafios são minimizados por sistemas informáticos, que servem de apoio ao empreendedor e o papel deste é acompanhar a evolução, por exemplo o controlo de stocks, dos prazos de pagamento e recebimento, e neste sentido é essencial a sua participação ativa. 

IPStartUp - Com que desafios se têm deparado os empreendedores nesta altura de pandemia? 

Filipe Bacalhau - O maior desafio foi mesmo “Reinvenção e adaptação de negócios”, na minha opinião é a frase aplicável. Curiosamente, ao contrário ao esperado muitos empreendedores ganharam mais “fôlego” e reinventaram os seus produtos e serviços, transformando e adaptando a toda esta nova realidade. E posso afirmar que em muitas empresas funcionou, embora a perda de rendimentos seja uma realidade em muitos casos, existiram outras atividades que aumentaram o seu volume de negócios. Regresso à resposta anterior, a tesouraria, o desafio está na gestão dos seus recebimentos e pagamentos imediatos, nomeadamente os impostos têm aqui um peso considerável e em muitos casos e apesar das facilidades de pagamento concedidas pelos organismos públicos não foram nem são suficientes para combater o problema financeiro de muitas empresas. 

IPStartUp - Como tem sido trabalhar com alguns dos nossos empreendedores?  

Filipe Bacalhau - Uma experiência incrível, desafiante na verdade. Novas ideias de negócios, empresários motivados, é sempre muito gratificante trabalhar com pessoas com novos modelos de negócio. 

Aquando a transição para a “vida real” deste novo mundo para muitos dos empreendedores, é comum existir algum sentimento de incerteza e dúvidas, principalmente quando se trata de questões do âmbito fiscal, mas até à data os empreendedores têm assimilado as informações e em parceria temos trabalhado para o sucesso de cada uma das empresas.