Março 2024 | 10.ª Semana da Empregabilidade do IPS promove debate sobre empreendedorismo

Na 10ª edição da Semana da Empregabilidade do Politécnico de Setúbal a IPStartUp organizou uma Mesa Redonda sob o tema "Jornada Empreendedora na Globalização: Transformando Ideias em Negócios".

No painel de convidados estiveram presentes vários parceiros da IPStartUp, incluindo Gustavo Freitas, Diretor da Unidade de Inovação e Transferência de Conhecimento da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Joana Afonso, fundadora da Careceiver, Ana Rita Santos, co-fundadora do Projeto All aBoard, Diogo Mendes, Técnico de Empreendedorismo da YMCA Startup e André Pereira, fundador e responsável pelo marketing e vendas da The Pear Marketing.

Sob moderação da Vice-Presidente do IPS para as áreas da I&D, Inovação, Internacionalização e Empreendedorismo, a Professora Luísa Carvalho, este evento permitiu a partilha de experiências, aprendizagens e perspetivas sobre os desafios e oportunidades no mundo do empreendedorismo. Foram abordados temas como a importância da inovação, da criatividade, da motivação e da cooperação, que a esfera do empreendedorismo demanda.

Destacou-se ainda a importância da globalização e a necessidade de os agentes económicos se adaptarem para enfrentar os desafios do mercado global, assim como, o papel essencial do dinamismo e da capacidade em encontrar soluções inovadoras, perante os desafios da sociedade atual, sublinhando-se o empreendedorismo social como uma via para a criação de impacto.

Este evento serviu como um estímulo para inspirar e capacitar os participantes a explorarem o vasto universo do empreendedorismo, transformar ideias em negócios de sucesso e contribuir, simultaneamente, para um mundo mais inclusivo.

Os convidados da mesa redonda terminaram a conversa com vários conselhos para todos os jovens empreendedores, entre os quais destacamos: ser paciente, flexível, resiliente, aceitar críticas construtivas, fomentar redes de contactos, aproveitar oportunidades, ter espírito de iniciativa e participar em concursos e outros eventos que lhes permitam crescer.

Fica a saber mais sobre a 10ª edição da Semana da Empregabilidade aqui.