Setembro 2020 | Entrevista à Ultra Aventura Sports

A ULTRA AVENTURA SPORTS é uma das startups incubadas na IPStartUp. Atua no setor das atividades desportivas, prestação de serviços no âmbito da promoção e organização de atividades de natureza e aventura (atividades de teambuilding, de lazer e tempos livres e outras atividades de animação turística) para crianças, famílias e outros grupos , durante todo o ano (e não apenas na época de verão!!).

Assume como compromisso junto dos seus clientes e parceiros a realização de experiências inesquecíveis e recheadas de ação, sejam estes praticantes iniciantes, intermédios, ou avançados, dinamizando várias atividades, tais como:  SUP (Stand Up Paddle); Coasteering; Snorkeling; Canoagem/Kayaking; Caminhada/Hiking/Trekking; Circuito Aventura; Escalada Experiência Outdoor/Indoor; Espeleologia Experiência e muito mais.

Com sede em Setúbal, a ULTRA AVENTURA SPORTS opera numa região de riquíssimo património natural, onde as áreas protegidas da Reserva Natural do Estuário do Sado, Parque Natural da Serra da Arrábida e Parque Marinho Luiz Saldanha constituem um verdadeiro “Playground” de turismo ativo e destino de excelência para a prática do turismo de natureza e aventura. 

Os Empreendedores:

O Luciano Correia, de 48 anos, esteve sempre ligado ao desporto desde cedo, como praticante amador em várias modalidades. Tem um percurso profissional na área do desenho técnico e construção civil com cargos de responsabilidade e gestão em várias empresas nacionais durante quase 20 anos, um pouco por todo o país. A essa experiência empresarial adicionou a experiência como praticante de várias atividades outdoor e de natureza, de gestão de equipas em clubes e várias formações específicas na área do desporto de natureza, como Escalada, SUP, etc. A certa altura a intenção de fazer profissionalmente algo diferente e o prazer pela atividade outdoor, levou-o a criar uma empresa de Desporto de Natureza e Aventura, a ULTRA AVENTURA SPORTS. 

O Paulo Fernandes,  de 40 anos, também desde cedo ligado ao desporto, como profissional de futebol em vários clubes nacionais, beneficiou dessa disciplina desportiva e rigor a que o desporto obriga. Com o fim do profissionalismo no futebol, o caminho profissional levou-o para outras atividades e experiências distintas das atuais. Passou por várias empresas com cargos diferentes e formações específicas como a informática. Passou também pela direção de equipas em clubes, como técnico em instituições juvenis e como freelancer para empresas de natureza e aventura, sem nunca deixar de praticar desporto e de procurar novas aventuras. Mas a mudança profissional acontece com a conclusão do Curso Técnico Superior Profissional em Desportos de Natureza no IPS. A partir desse ponto até à formação da empresa ULTRA AVENTURA SPORTS foi rápido. Complementando a formação académica com outras formações técnicas e específicas nas áreas da aventura e natureza, aliado à ambição e realização profissional, o caminho para criação da ULTRA AVENTURA SPORTS foi natural. 


IPStartUp - O que vos motivou a criar a ULTRA AVENTURA SPORTS? O que vos distingue dos demais?

ULTRA AVENTURA SPORTS  - Na sua essência o que nos motivou foi o gosto pelo desporto, a natureza e a aventura. Foi depois de trabalhar vários anos em outras áreas, depois de vários anos praticando de forma amadora e por hobby ou a trabalhar para outras empresas como freelancer em algumas destas atividades, que agora realizamos como profissionais na ULTRA AVENTURA SPORTS, que compreendemos que podíamos criar uma empresa à imagem da nossa paixão, com ideias próprias e de realizar o sonho de trabalhar numa área que nos dá grande prazer. 

Distingue-nos o entusiasmo e a paixão pelo trabalho que desenvolvemos diariamente. Distingue-nos a experiência no desporto, na competição com reconhecida presença no panorama desportivo nacional. Para além da experiência, distingue-nos a formação adquirida na área do desporto de natureza e aventura, com técnicos certificados em várias áreas do desporto de natureza, realizando anualmente novas formações ou de atualização, de modo a proporcionar, em segurança, experiências únicas, inovadoras e recordações memoráveis, num ambiente de lazer e aventura.   

Desenvolvemos habilidades, conhecimento e trabalho em equipa, através atividades ao ar livre - tudo num ambiente divertido e enriquecedor. São experiências desafiadoras, construtivas, de aprendizagem e descobertas compartilhadas entre amigos. Conseguimos ter uma oferta de qualidade por um ótimo valor, com ênfase em segurança e programas criados à medida dos clientes, sempre com oferta atualizadas, onde a diversão está garantida. 

IPStartUp - A ULTRA AVENTURA SPORTS é um bom exemplo de resiliência nesta fase pandémica que atravessamos. Que ações tiveram de tomar para regressar à vossa atividade e que segredos podem partilhar para o sucesso que têm tido nesta altura em particular?

ULTRA AVENTURA SPORTS - Foi sem dúvida um choque e um período de muita incerteza no futuro. Para uma empresa com menos de um ano de vida, que estava a investir em novos equipamentos, na expectativa de alcançar mais público e o seu lugar no mercado, fomos obrigados a reajustar a estratégia e os objetivos traçados a curto prazo. Mas sabíamos o que queríamos fazer. Talvez um pouco mais cautelosos nos investimentos, com menos certeza do volume de trabalho, sempre com dúvidas se o público voltaria a procurar estas atividades, em comparação com o ano anterior, pois as novas regras de combate ao COVID-19 limitavam o turismo, as viagens e as aventuras. 

No essencial, durante a pandemia e confinamento fomos trabalhando na divulgação da empresa e de novos parceiros de negócio, lançando algumas novas ideias, à procura do nosso target e com isso alcançar mais público. Melhorar a imagem e comunicação, durante todo o período de confinamento foi importante. A adaptação às novas regras que a DGS e o que Turismo de Portugal nos impunha era uma realidade que afetava toda a gente e a ULTRA AVENTURA SPORTS fez a sua adaptação. Aproveitamos ainda para realizar alguns negócios beneficiando da situação que aafetava todos, pois quem nos vendia também tinha incertezas pela procura, tal como nós tínhamos.  

O retorno à atividade foi gradual, um pouco tímida inicialmente, e de acordo com o descofinamento nacional. Notámos que as pessoas tinham alguma ansiedade em sair de casa para realizar atividades outdoor, mas agora não estavam dispostos a gastar o mesmo que gastariam em anos anteriores, por isso também tivemos de nos adaptar a essa realidade de menos capacidade financeira, e reduzir os preços. Podemos dizer agora que não foi um Verão mau. As expectativas de volume para um ano normal eram maiores, mas a verdade é que a pandemia de COVID-19 tinha colocado as expectativas muito baixas.  

Não existe nenhum segredo especial. Existe um bom ambiente de trabalho com pessoas de muita ambição para trabalhar com qualidade, para trazer bons produtos e inovação, explorando os excecionais recursos naturais da região, a tendência de crescimento pelo desporto em geral e pelo desporto de natureza e aventura. 

IPStartUp - O que tem representado esta parceria com a IPStartUp para a  ULTRA AVENTURA SPORTS? 

ULTRA AVENTURA SPORTS - A parceria com a ULTRA AVENTURA SPORTS surge da relação com as pessoas e a instituição IPS/ESE durante o período de formação no Curso Técnico Superior Profissional em Desportos de Natureza de um dos seus fundadores, Paulo Fernandes. A empresa foi constituída em Junho de 2019 e comercializava já várias atividades/produtos, por isso não era só um projeto/ideia, quando nos foi apresentada a IPStartUP no final desse ano. No sentido de acompanhar o crescimento do turismo e procura pelas atividades de desporto de natureza e aventura em Portugal, a ULTRA AVENTURA SPORTS tinha como objetivo a curto prazo, o lançamento de novas atividades/produtos de modo a diversificar a oferta, trazer inovação e de melhoria da qualidade da oferta, para esta área do desporto de natureza e aventura na região de Setúbal e Arrábida. O papel da IPStartUp foi indispensável para o lançamento dessas atividades/produtos. A motivação que as pessoas envolvidas na IPStartUp nos deram desde o início desta colaboração, foi importante para acreditar nas nossas novas ideias e avançar para um investimento calculado, com vista a cumprir os objetivos propostos. Estar em parceria com IPStartUp trouxe benefícios imediatos não só pelos conselhos iniciais e de esclarecimento, mas sobretudo e mais importante para nós, foi poder trabalhar com pessoas com grande experiência empresarial, graças à rede de contactos e parcerias que a IPStartUp disponibiliza. Pessoas que nos aconselharam, indicaram e ajudaram no processo de candidatura do nosso projeto a fundos europeus, para que as ideias/objetivos imediatos possam ser uma realidade e estar disponíveis para o público que procura as nossas aventuras.   


Acompanha a ULTRA AVENTURA SPORTS em:

Website | http://www.ultraaventura.pt/

Instagram | https://www.instagram.com/ultraaventura/

Facebook| https://www.facebook.com/ultraaventura.pt/