Março 2024 | Diplomado do IPS recebe prémio Entrepreneurship Impact Award

O diplomado e ex-docente do Politécnico de Setúbal (IPS), Hugo Plácido da Silva, foi distinguido com o prémio Entrepreneurship Impact Award do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), sendo o primeiro português a ser distinguido com esta honra.

O prêmio reconhece o trabalho no desenvolvimento de hardware de baixo custo e software de uso livre, como é o caso da plataforma BITalino. Esta plataforma permite que qualquer pessoa desenvolva projetos e aplicações que incorporem sinais biomédicos, de forma fácil e rápida. O BITalino, desenvolvido originalmente no Instituto de Telecomunicações, é um produto da empresa PLUX - Wireless Biosignals, co-fundada por Hugo Plácido da Silva.

A plataforma BITalino tem sido utilizada em mais de 80 países, incluindo nas universidades mais reputadas a nível mundial.

Hugo Plácido da Silva expressou a sua gratidão ao receber o prêmio "é, sem dúvida, uma conquista única, que resulta de uma entrega e dedicação quase totais à profissão. Para chegar a este ponto existe todo um trabalho de fundo que é extremamente exigente a vários níveis, nem sempre percetível, e para o qual este tipo de distinção é muito recompensadora".

O empreendedor que já tinha sido reconhecido, em 2018, com o Prémio Carreira Alumni refere estar orgulhoso por se tratar de uma distinção "com raízes na ESTsetúbal/IPS, e que espero possa servir de inspiração tanto para outros diplomados como para os jovens atualmente em formação na instituição".

Atualmente, Hugo Plácido Silva é investigador no Instituto de Telecomunicações e professor convidado do Instituto Superior Técnico tendo já recebido importantes distinções a nível europeu e mundial. Foi um dos vencedores dos Innovation Radar Awards 2017 (Comissão Europeia) com o projeto BITalino e viu a PLUX incluída na lista das 10 empresas de referência, a nível mundial, no mercado da saúde móvel (mHealth), segundo um relatório de 2021 da consultora Global Market Insights.

Lê a notícia completa aqui.