Junho 2020 | Entrevista Mentor Nuno Teixeira

A IPStartUp conta com uma equipa de tutores e mentores especializados em diferentes áreas e este mês fomos falar com um dos primeiros mentores da IPStartUp – Nuno Teixeira.

Mentor da IPStartUp em Estratégia Empresarial e Internacionalização, é docente do IPS desde 2000, sempre integrado no Departamento de Contabilidade e Finanças. Tem lecionado em unidades curriculares relacionadas com a área financeira e com a elaboração de planos de negócios, trabalha como consultor desde 1997 e a sua atividade tem-se dividido entre a estratégia empresarial, as finanças e a internacionalização de empresas.

 

IPStartUp - Qual é na sua opinião a importância do empreendedorismo no nosso País?

Nuno Teixeira - O empreendedorismo é fundamental para o desenvolvimento sustentável da economia, uma vez que promove a inovação e a qualificação das empresas portuguesas através do desenvolvimento de competências e produtos com base no conhecimento. Fomenta, assim, a criação de negócios de elevado valor acrescentado e melhores condições para promover o progresso em geral da sociedade portuguesa.

IPStartUp - Qual a relevância da existência de uma incubadora no IPS?

Nuno Teixeira - A incubadora permite a criação de empresas com base no conhecimento técnico e científico resultante do ensino, o que contribui para o cumprimento da nossa missão de transferência de conhecimento para a comunidade envolvente e para o desenvolvimento sustentável da nossa sociedade.

O facto da IPStartUp estar integrada numa Instituição de Ensino Superior, que reúne especialistas de diferentes áreas do conhecimento, promove sinergias que permitem a partilha do conhecimento e a criação de novo conhecimento. É vantajoso para desenvolver propostas de valor inovadoras que podem resultar em empreendimentos de valor acrescentado.

IPStartUp - O Nuno Teixeira já colabora com a IPStartUp desde que esta foi criada e antes disso, já colaborava enquanto mentor e formador no âmbito do Poliempreende. Qual a sua motivação para dar este apoio aos empreendedores?

Nuno Teixeira - Partilhar o meu conhecimento científico e realizar a ponte com a minha experiência real nas empresas com quem tenho trabalhado ao longo dos anos, destacando os fatores críticos de sucesso nos casos que tive a oportunidade de acompanhar.

IPStartUp - Como descreve a experiência que tem tido enquanto mentor, formador e tutor de empreendedores no IPS?

Nuno Teixeira - Tem sido muito gratificante, porque na generalidade das ações onde tive oportunidade de desenvolver a minha atividade, os participantes encontravam-se bastante motivados para conhecer experiências reais do mundo empresarial e para aplicar esse conhecimento nas suas propostas de empresas.