Julho 2023 | Workshop de Ciência e Empreendedorismo realizado na Escola Profissional de Odemira

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), como parte do projeto CDT4SONDA2026 - Continuous Development Training for Smart Open Networks Development Acceleration, está empenhado em fortalecer os laços entre a academia e a sociedade, impulsionar as habilidades empreendedoras dos alunos e promover o desenvolvimento sustentável do Alentejo Litoral. Como parte dessa iniciativa, foi realizado um workshop de Ciência e Empreendedorismo com sucesso na Escola Profissional de Odemira.

No dia 07 de Junho, os alunos da Escola Profissional de Odemira tiveram a oportunidade de participar de uma sessão enriquecedora, organizada pelo IPS em colaboração com a IPStarUp, a incubadora de ideias do IPS que é dedicada ao fomento do empreendedorismo. O workshop reuniu diversos estudantes entusiasmados em explorar a interseção entre a engenharia mecânica e o empreendedorismo.

Para dinamizar uma parte da sessão, o professor Ricardo Cláudio, docente na Escola de Tecnologia de Setúbal, foi convidado a compartilhar seus conhecimentos e experiências. Durante sua intervenção, o professor abordou aspetos que conectam a engenharia mecânica com o mundo dos negócios e mostrou aos alunos como podem aproveitar essas conexões para desenvolver soluções inovadoras e empreender com sucesso.

Esta iniciativa tem como objetivo aproximar a academia da sociedade, incentivando a participação ativa dos estudantes e preparando-os para os desafios do mercado de trabalho. Os workshops têm sido realizados em diversas Escolas Secundárias nas sedes de concelho do Alentejo Litoral, com o intuito de ampliar as capacidades empreendedoras dos jovens e impulsionar o desenvolvimento sustentável da região.

O workshop de Ciência e Empreendedorismo na Escola Profissional de Odemira foi um passo significativo para capacitar os alunos com habilidades empreendedoras e estimular sua criatividade e inovação. Essas iniciativas conjuntas entre o IPS, instituições de ensino e outros projetos como o CDT4SONDA2026 demonstram o compromisso em fortalecer a educação e promover um futuro próspero para o Alentejo Litoral