Julho 2023 | IPStartUp presente em eventos da MetaRed X Portugal

As atuais práticas e experiências da Academia Portuguesa em empreendedorismo e inovação e também as perspetivas para o futuro foram tópicos em debate no I Encontro Nacional da MetaRed X Portugal, que teve lugar em 27 de junho, Pólo II da Universidade de Coimbra (UC), do qual participou a IPStartUp.  

O evento que reuniu Grupos de Trabalho da MetaRed X Portugal - Direção de Unidades de Empreendedorismo – do qual faz parte o IPS; Ecossistemas de Empreendedorismo; Formação e Capacitação e Indicadores de Empreendedorismo – também marcou a conclusão do curso ‘Como criar um gabinete de empreendedorismo’, organizado pela MetaRed X Portugal e pela Universidade de Coimbra e dinamizado pelo Instituto Pedro Nunes. 

Na abertura da sessão, a cooperação entre as IES, o desenvolvimento dos projetos e o alcance do mercado através de estratégias de valor acrescentado foram destacados pelo presidente da MetaRed X Portugal e Reitor da UC, Amílcar Falcão. Inês Rocha de Gouveia, diretora do Santander Universidades Portugal, também evidenciou os objetivos da instituição em “fomentar o ensino, a empregabilidade e o empreendedorismo”.  

Para o encerramento, a Pró-Reitora para o Empreendedorismo da Universidade de Coimbra, Gabriela Fernandes, que assumiu as funções de secretária executiva da Rede, destacou ainda o impacto da IES quando trabalham em cooperação, na promessa de que o evento será o “primeiro de muitos encontros”.   

Caso prático de Transferência de Tecnologia em Fórum MetaRed X 

Etapas e desafios da Transferência de Tecnologia, no âmbito do projeto TESSe2b - Thermal Energy Storage Systems for Energy Efficient Buildings - foram o tema de caso prático ilustrado pela Técnica de TTO, Elis Ossmane, no Fórum do Grupo de Trabalho de Direção de Unidades de Empreendedorismo MetaRed X, na última sexta-feira 21 de julho.  

No encontro, foram partilhadas as experiências e estratégias adotadas para o financiamento e para o desenvolvimento da Propriedade Intelectual, Normalização e Planos de Exploração para entrada no mercado, entre outros tópicos. A necessidade de definir parâmetros de avaliação de desempenho de forma uniformizada e que permitam avaliar o impacto das iniciativas de empreendedorismo desenvolvidas foram destacados pelo fórum.

Projeto de investigação ao abrigo do programa Horizonte 2020, o TESSe2b é promovido por um consórcio europeu de 10 parceiros, liderados pelo IPS.  

O que é a MetaRed X Portugal 

Rede de colaboração entre Gabinetes de Transferência de Tecnologia e Unidades de Empreendedorismo de Instituições de Ensino Superior (IES) Portuguesas, promovida pelo Universia e Santander Universidades, a MetaRed X Portugal promove o fortalecimento dessas Unidades e Gabinetes, através da partilha de ferramentas, metodologias e boas práticas, traduzindo-se numa melhor interação entre os diferentes elementos do ecossistema de empreendedorismo ao nível local, regional, nacional e internacional. 

Com informações da Universidade de Coimbra e LinkedIn UC Business