Dezembro 2021 | Let’s Talk About…Innovation

Foi no passado dia 14 de dezembro que voltámos a dinamizar mais um evento da IPStartUp, desta vez para falar sobre Inovação.

Tivemos o prazer de conhecer melhor a GotanBug que nos veio contar como é que, a partir de um desafio em contexto familiar, meio em tom de brincadeira, surgiu esta empresa inovadora que vem dar resposta aos desafios da transição para uma alimentação mais sustentável, através da produção e comercialização de insetos para a indústria alimentar.

Além da GotanBug, contámos com a apresentação de algumas das nossas startups incubadas.

A FungiNE, uma startup na área da Biotecnologia e incubada ao abrigo do programa Startup Visa, que nos veio dar a conhecer os produtos que está a desenvolver e a colocar no mercado com base fungos. Além do seu Kefungi, uma alternativa ao Kefir comum no mercado, a FungiNE tem vindo a desenvolver outros produtos, essencialmente para as indústrias alimentar e farmacêutica, apresentando, tal como a GotanBug, alternativas para um consumo mais sustentável.

Alinhada com esta tendência da “sustentabilidade”, a Escola Natura, uma empresa incubada ao abrigo do programa StartUp Voucher, veio partilhar a inovação que se propõem implementar no setor da educação. Com base no conceito de “Forest School”, esta startup pretende transformar o paradigma da educação, nomeadamente no ciclo pré-escolar, oferecendo serviços especializados, cujo principal objetivo é promover o desenvolvimento da criança de forma holística, respeitando a sua individualidade em íntima interligação com a natureza.

A SPLIT, primeira spin-off do IPS, foi a última startup a apresentar o seu projeto que, com base nos resultados do projeto de I&D com o mesmo nome, pretende reverter as tendências dos problemas sociais e económicos associados às “lombalgias” através de uma metodologia validada cientificamente para o respetivo diagnóstico, prevenção e tratamento.

Além dos oradores, o evento contou com a participação de outros empreendedores bem como dos tutores Sandra Pinto e Rui Alves. Mais do que uma apresentação de projetos, este foi mais um momento de partilha e networking onde é sempre possível encontrar sinergias para crescer em conjunto.

Já estamos a preparar o próximo “Let’s Talk About….”

Até breve!