Dezembro 2020 | Data Corner - Uma jovem startup que dá grandes passos

A Data Corner é uma consultora em Análise de Dados (Big Data) que foi registada em Portugal, em março de 2019 pelo seu fundador e CEO Dr. Vala Ali Rohani. Tem estado incubada na IPStartUp, ao abrigo do Programa Startup Visa e continua a crescer, contribuindo para a competitividade da região e do país.

Contando com uma equipa de Cientistas de Dados, a Data Corner tem dado vários passos importantes em projetos de formação e consultoria no domínio de análise de Big Data.

Uma das primeiras soluções apresentadas a clientes nacionais foi a solução desenvolvida para a empresa LPR Portugal, que consiste na otimização da rede logística e consequentemente na redução dos custos em 22%. Num outro projeto de análise aplicada de dados, a equipe da Data Corner pôde desenvolver um dashboard de KPI, atualmente implementado nas filiais da LPR de Portugal e Espanha.

No início de 2020, esta solução foi premiada pela EIT Digital como uma das 8 ideias inovadoras em Portugal. Tal conquista conduziu ao estabelecimento de outra Startup denominada de Logiam, cujos co-fundadores são o Dr. Vala e o Dr. Tiago Pinho (Docente na ESCE-IPS e Mentor na IPStartUp), com a parceria de EIT digital. Depois de participar, com sucesso, em diferentes competições e hackathons em toda a Europa, a Logiam recebeu o convite da UPTEK da Espanha para fornecer os serviços de análise aplicada de dados em otimização de logística a mais de 500 empresas espanholas que são apoiadas pela UPTEK.

Recentemente, a Data Corner introduziu uma plataforma de formação online, chamada Analytics Academy, com mais de 16 cursos de análise de Big Data. Pela primeira vez em Portugal, é disponibilizada uma plataforma online Analytics Skill Assessment (ATU) que pode apoiar os gestores de RH a encontrar lacunas de competências em análise de dados nas suas equipas e desenvolver o capital humano através de um plano de formação mensurável e personalizado.

Adicionalmente, a empresa já deu início a vários projetos de análise aplicada de dados em alguns grandes clientes.

É com grande satisfação que testemunhamos os importantes passos que a Data Corner tem dado, prevendo um futuro sorridente para esta startup que orgulhosamente recebemos e acompanhamos.