Agosto 2023 | IPS e Empowered Startups acordam cooperação científica e técnica

Multinacional aposta no desenvolvimento dos territórios fora das áreas metropolitanas

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e a multinacional canadiana Empowered Startups assinaram um memorando de entendimento para futura cooperação científica e técnica, que abre caminho para a criação de projetos de investigação financiados por empresários estrangeiros que pretendam investir no país. 

A operar em Portugal desde 2019, a Empowered Startups é uma aceleradora/incubadora de start-ups, que já atraiu para Portugal 30 empresários altamente qualificados, com sucesso comprovado, e apostados em desenvolver ideias de negócio em parceria com instituições de ensino superior fora das duas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.

"Nós somos os intermediários, quer no processo de matching entre os empresários e as instituições de ensino superior, conforme as suas áreas de investigação de excelência, quer de mentoria/aceleração da ideia de negócio daí resultante, acompanhando a empresa por três anos", explicou na ocasião Francesco Berrettini, responsável pelas parcerias e projetos da multinacional em Portugal.

A Empowered Startups estabeleceu já acordos com uma dezena de instituições de ensino superior portuguesas, entre universidades e politécnicos, comprometendo-se a atrair para o país, ao longo dos próximos três anos, 150 empresários, num investimento previsto de 10 milhões de euros em investigação e desenvolvimento, segundo uma carta de compromisso entregue em fevereiro último à ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Ângela Lemos, presidente do IPS, encara este acordo  como uma "oportunidade de alargar as nossas parcerias no âmbito do empreendedorismo, área em que pretendemos crescer, sempre em estreita ligação com a componente de investigação". A responsável salientou ainda a importância da promoção deste "espírito empreendedor" junto dos estudantes do IPS, "desmontando o preconceito de que o empreendedor é apenas aquele que cria emprego, sendo que é muito mais do que isso, é também aquele que cria valor e contribui para o desenvolvimento das regiões".